terça-feira, 15 de abril de 2014

Páscoa e Seus Símbolos


De olhos vermelhos, de pelos branquinhos, orelhas bem grandes, eu sou o coelhinho... 
Tá certo nem todos os coelhos tem olhos vermelhos, pelos branquinhos e orelhas bem grandes,
 mas nem por isso deixam de ser fofinhos!

Além de terem essa característica fofa e meiga eles simbolizam o nascimento, a nova vida por possuírem a capacidade de procriação em grande número. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria, com amor, com fraternidade e solidariedade uns com os outros.
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). 


  Outro simbolo muito conhecido são os ovos de Páscoa os mais esperados pelas crianças.Os cristãos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Existem muitas lendas sobre os ovos e outros símbolos da páscoa. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas. E outros lugares como o Brasil o costume de presentear as crianças com ovos de chocolate recheados de brinquedos e guloseimas desejando sorte, amor e uma vida próspera já faz parte da nossas vidas à anos, e cada vez mais se destacam entre amigos, casais, parentes etc, também no comercio se destacam na criatividade na criação de novos sabores, formas, modelos para agradar os clientes.  


Outros Símbolos conhecidos:
            O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança entre os povos.


Círio Pascal é uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro-rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida. É uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.


O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.


O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário